Soluções da OSRAM dobram nível de iluminação do Estádio Pituaçu (BA)

Empresa disponibiliza uma das tecnologias mais modernas do mundo para arenas esportivas e projeto reduz o consumo de energia em 50%, além de beneficiar transmissões televisivas e melhorar a visão dos espectadores nas arquibancadas

A OSRAM, multinacional alemã especializada em iluminação, é a responsável pelo novo sistema iluminação do Estádio Metropolitano de Pituaçu, na Bahia. Por meio da Siteco Lighting, as soluções oferecidas pela empresa oferecem um nível de iluminação duas vezes maior que o sistema anterior, superando os índices exigidos para transmissões televisivas e beneficiando os espectadores nas arquibancadas.

O projeto faz parte do programa de eficiência energética da Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia regulado pela ANEEL e faz parte da parceria com o Governo do Estado da Bahia. A companhia contratou a Ecoluz para executar a obra com o objetivo de ampliar a eficiência energética do estádio, reconhecido por ser o primeiro da América Latina a gerar e utilizar 100% de energia solar fotovoltaica conectada à rede da distribuidora. Isso porque, análises realizadas no local evidenciaram que a distribuição da iluminação do campo estava deficiente, além de utilizar equipamentos considerados ultrapassados por dificultarem a projeção homogênea do facho luminoso e gerar maior consumo de energia.

“Por sua vasta experiência em projetos esportivos, como a Arena Corinthians, o estádio alemão Allianz Arena e outros ao redor do mundo, a OSRAM instalou projetores com o design mais apropriado à aplicação em estádios abertos, com ótica de precisão, alta tecnologia e quatro distintos ângulos de abertura para melhoria do rendimento do fluxo luminoso”, explica Marcos Ellert, gerente nacional do Canal OEM, Infraestrutura e Cidades.

O sistema antigo e suas limitações:

De acordo com a Coelba, a medição dos 192 projetores antigos apresentava iluminância média de 553 lux na horizontal e 597 lux na vertical, bem como a falta de homogeneidade no campo, que chegou a apresentar, no centro, 960 lux e nas extremidades 280 lux – uma variação de 680 lux. Isso acontecia porque o conjunto anterior era composto por lâmpadas tubulares com grandes dimensões e refletores de formato retangular, dificultando a visualização dos jogos.

A iluminação também era prejudicada pelos ângulos e distribuição dos projetores, não calculados especificamente para o estádio. Estas características implicavam na quantidade excessiva de projetores para a garantia do fluxo luminoso mínimo que atendesse às necessidades do campo de futebol.

 

O que mudou com o novo sistema:

O novo projeto reúne reatores do modelo 5NA77921VR10, 112 projetores R3 MAXI e as lâmpadas HQI-TS 2000W/D/S HF, de tecnologia de vapor metálico da OSRAM. Após a implantação do sistema, em média, são gerados 1200 lux de iluminância, índice acima da qualidade exigida para transmissão televisiva, cujo mínimo é de 1100 lux. A solução possibilita ainda uma fácil substituição de lâmpadas, contribuindo para a rotina de manutenção, além de reduzir o consumo de energia em 50% do valor previsto com a mesma iluminação.

É importante destacar que o projeto foi avaliado de acordo com recomendações apresentadas no Protocolo Internacional para Medição e Verificação de Performance (PIMVP). O consumo aferido antes da ação era de 125,96 MWh/ano e, após o término dos trabalhos, é de 92,75 MWh/ano. Porém, a comparação para o cálculo da economia deve analisar as mesmas condições operacionais, oferecendo uma quantidade de iluminância (lux) idêntica. Portanto, para atingir os 1200 lux, ou seja, o respectivo nível de iluminância do novo sistema seriam necessários 333 projetores do modelo antigo, que consumiriam 218,54 MWh/ano.

Informações técnicas da POWERSTAR® HQI®-TS 2000 W/D/S High Flux

  1. Fluxo luminoso 10% maior em relação aos modelos similares
  2. Contribui com coberturas televisivas de eventos em arenas
  3. Luz extremamente branca e brilhante
  4. Excelente reprodução de cores (IRC 90)
  5. Longa durabilidade

 

Informações técnicas do projetor R3 (Performance, Eficiência e Conforto Visual)

    • Ideal para iluminação esportiva (indoor / outdoor)
    • Fácil ajuste e instalação, compacto, elegante com acabamento em alumínio
    • Otimizado para aplicações em HDTV e requerimentos da FIFA
    • Alta eficiência e longa durabilidade
    • Controle preciso e otimizado da iluminação
Confira mais notícias