Schneider Electric inicia a fabricação de estruturas para eletrocentros no Brasil

Companhia é a única no País a fabricar toda a composição mecânica do equipamento

Com o objetivo de prover soluções cada vez mais sustentáveis e eficientes, a  Schneider Electric, especialista global na gestão de energia, inicia a fabricação em Blumenau (SC) de toda a estrutura mecânica para a criação de eletrocentros.

O equipamento é voltado, principalmente, a médias e grandes empresas do setor de mineração, óleo & gás, papeleiras, distribuidoras de energia e indústrias em geral. Além disso, ele permite a redução do consumo de energia, com baixo custo. A Schneider Electric é a única no Brasil que fabrica toda composição mecânica e que ainda possui o maior escopo de produtos aplicados à solução.

Também chamados de Powerhouse ou Power Control Room, os eletrocentros são salas metálicas modulares e transportáveis, que contêm toda a parte de gerenciamento de energia. Eles são montados e pré-comissionados na fábrica da Schneider Electric, possibilitando facilidade de instalação, já que a sala chega pronta para ser energizada e entrar em operação.

Considerados como uma forte tendência no fornecimento de sistemas elétricos, os eletrocentros são ideais para novos projetos ou adequação de plantas existentes, visto que possuem melhores características técnicas, menor custo e menor prazo de implementação do que uma construção de alvenaria.

A redução do tempo de implementação é viável, pois o processo permite a realização de atividades simultâneas na fábrica e no campo, já que é possível preparar o terreno para projetos enquanto a sala elétrica é montada pela Schneider Electric. Com essas características, a companhia garante a disponibilização de um eletrocentro em até metade do tempo do que seria necessário em uma sala produzida em alvenaria.

A solução garante ainda a estocagem dos equipamentos diretamente dentro das salas, dispensando a criação de almoxarifado especializado. Além de toda estrutura, a Schneider Electric possui também um grande escopo de produtos que podem ser aplicados à solução: UPS, carregadores de baterias, ar-condicionado e circuito fechado de TV, CCMs, transformadores a seco e a óleo, painéis de média e baixa tensão, drivers de média e baixa tensão e todo o sistema de automação, tanto da planta elétrica como de processo.

Os eletrocentros suportam manutenções corretivas e preventivas como, por exemplo, a substituição total de uma parede ou estruturas como escada, plataformas etc. Portanto, com a devida conservação, não há limite de tempo para sua utilização.

O fato de ter isolação térmica (nas paredes, teto e abaixo do piso) e paredes hermeticamente vedadas que impedem a entrada de vapores de água, como ocorre em paredes de alvenaria, proporciona um ganho significativo de energia elétrica. A empresa utiliza ainda equipamentos de ar-condicionado com alto fator de calor sensível (>90%); distribuição do ar-condicionado através de dutos de forma adequada; equipamentos de potência com baixa dissipação térmica e energia auxiliar (DC e ou AC) de alta performance.

Para informações adicionais sobre a Schneider Electric, acesse o site www.schneider-electric.com

 

Sobre a Schneider Electric
Como especialista global na gestão de energia, presente em mais de 100 países, a Schneider Electric oferece soluções integradas para diversos segmentos de mercado, obtendo posições de liderança em Energia e Infraestrutura, Indústrias e Fabricantes de Máquinas, Prédios não-residenciais, Data Centers e Networks, assim como residencial. Focada em oferecer energia mais segura, confiável, eficiente, produtiva e sustentável, a Schneider Electric, com mais de 130.000 colaboradores em todo o mundo, atingiu em 2011 um faturamento de 22,4 bilhões de euros, através de seu forte compromisso em ajudar as pessoas e organizações a fazerem o máximo da sua energia. No Brasil, presente há 65 anos, a empresa conta com mais de 5.000 colaboradores, 13 filiais comerciais e 9 unidades fabris: Guararema (São Paulo), Sumaré (São Paulo), Curitiba (Paraná), Fortaleza (Ceará), Blumenau (Santa Catarina), Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), Manaus (Amazonas) e 2 na cidade de São Paulo.                                               
 www.schneider-electric.com

Confira mais notícias