LED, um novo conceito de lāmpada!

* Marcos de Oliveira Santos

Você provavelmente sabe o que é uma lâmpada e já ouviu falar dos LEDs, mas sabe o que são LampLEDs? Parece uma pergunta óbvia, mas mesmo com este termo bastante difundido, muitas pessoas ainda não sabem exatamente quais são as funções desta solução. Consideramos LampLED o produto final que mistura a eficiência dos LEDs com a praticidade das lâmpadas. Um novo conceito que, por meio da energia elétrica e moderna tecnologia empregada, se desenvolveu em uma solução que emite luminosidade.

Essa união oferece inúmeras vantagens para o consumidor, tais como baixo gasto energético, eficiente potencial luminoso e subsídios para geração de grandes projetos de iluminação. Uma lâmpada de LED é capaz, por exemplo, de economizar até 90% de energia sem que isso influa na sua eficiência luminosa.

Além dessas vantagens, ela oferece baixa emissão de calor, não possui materiais tóxicos na sua composição e tem uma duração maior que as tecnologias anteriores, podendo suportar até 40 mil horas. Em resumo, LED e lâmpada são elementos que, unidos, representam uma econômica e sofisticada tecnologia para aplicações em módulos, luminárias, lustres, iluminação residencial e pública, dentre outros.

Por que são tão eficientes

O LED é um componente que tem como principal desempenho a emissão de fluxo luminoso. Ele foi criado em 1962 pelo engenheiro Nick Holoniak Jr. e sua definição vem de Light Emitting Diode, o mesmo que Diodo Emissor de Luz. Como poucos tem ideia, ele é a tecnologia utilizada na lâmpada, que, ao receber energia elétrica, emite radiação em forma de luz.

Na década de 60, quando começou a ser utilizado, era apenas um ponto vermelho luminoso. Seu uso se dava principalmente em controles remoto e aparelhos eletrônicos devido à sua luz fraca e baixo aquecimento. Anos mais tarde, surgiram opções nas cores verde, amarelo e azul. Só em seguida foi possível a concepção na cor branca, possibilitando, desta forma, os mais diversos aproveitamentos possíveis, variando desde o uso comum em lâmpadas, fitas, balizadores de indicação de caminho, iluminação de fundo de piscinas e até projetos de decoração.

Apenas após muitos estudos foi possível chegarmos à utilização doméstica dos produtos com LED. Mais eficientes, são considerados a fonte de iluminação do futuro e, por conta das suas características inovadoras, devem cada vez mais fazer parte do cotidiano dos consumidores, em soluções eficientes e, acima de tudo, com ainda mais flexibilidade.

Marcos de Oliveira Santos é engenheiro eletricista, graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e atua na OSRAM há 22 anos. Ao longo de sua carreira na empresa já trabalhou nas áreas de Vendas, Exportação, Processos e Marketing no Brasil, Alemanha, Equador e Colômbia. Hoje, é gerente de Marketing da OSRAM do Brasil para a linha de LEDs Profissional.
329675-PW-Substi_Advanced-de
SUBSTITUBE ADVANCED, uma das soluções em LED recém-lançadas pela OSRAM
Fonte da imagem: Divulgação OSRAM

Sobre a OSRAM

A OSRAM S.A. (Munique, Alemanha) é uma das duas líderes em produtos para iluminação no mundo. No ano fiscal de 2011 (encerrado em 30 de setembro de 2011) a companhia obteve uma receita de aproximadamente 5 bilhões de Euros. A OSRAM é uma empresa de alta tecnologia no setor de iluminação e mais de 70% de seu faturamento é proveniente de produtos energeticamente eficientes. A companhia, que tem uma forte atuação no cenário internacional, possui cerca de 41.000 colaboradores ao redor do mundo, atendendo a clientes em 150 países por meio de suas 44 unidades de produção localizadas em 16 países (até a data mencionada anteriormente). Mais informações sobre a OSRAM podem ser encontradas na internet, pelo site www.osram.com.br.

Contato de imprensa
Image Press
Paula Brandão
Tel: (11) 3392 3025
e-mail: paula@grupoimagecom.com.br

 

Confira mais notícias