Automação é a nova vertical da Alcateia

Principal objetivo é gerar ainda mais negócios para as revendas da distribuidora e a previsão é que a business unit responda por 6% do faturamento até o final do ano.

Depois de três anos de planejamento, a Alcateia – uma das maiores distribuidoras de produtos TI do país 100% brasileira – inicia o ano atuando em uma nova vertical: a de Automação e Identificação de Coleta de Dados (AIDC). A operação começou com força em 2011, quando a empresa foi em busca do fechamento de contratos para, de fato, ter um portfólio completo e inicializar uma nova business unit (BU).

Para desenvolver o mercado na área de Automação, a distribuidora já conta com a capilaridade das suas mais de 12.000 revendas ativas distribuídas em todo o país, as quais poderão comercializar produtos dos oito contratos para a área de Automação: Datalogic, Diebold, Elgin, Epson, Honeywell, Radiant, Tyco e Zebra. Já estão sendo realizados treinamentos tanto técnicos quanto comerciais e, para este ano, 35 encontros desse são previstos.

A expectativa é de que a nova vertical responda por até 6% do faturamento da Alcateia até o final de 2012. Para isso, a distribuidora conterá com um time de sete profissionais e um gerente exclusivamente para essa BU. Atualmente, são quatro vendedores e três especialistas de produto exclusivos, mas a expectativa é dobrar essa quantidade, chegando a 15 profissionais até o final deste primeiro trimestre. Além disso, a ideia também é aproveitar toda a estrutura comercial da Alcateia – composta por cerca de 80 vendedores.

“Há mais de cinco anos a Alcateia vem percebendo que a revenda de informática que não oferece serviço agregado, ou seja, algo diferenciado, - tem grande possibilidade de ‘se perder’ no mercado. Com isso, nós estamos sempre atrás de novidades que façam exatamente com que essas revendas agreguem serviço para os seus clientes e ampliem ainda mais a sua atuação, gerando maior credibilidade e fidelização no mercado”, comentou o Diretor Comercial da Alcateia, Carlos Tirich.

Gerente da Área de Automação da Alcateia, Douglas Veiga também acredita na importância do valor agregado. Otimista com o novo desafio, o profissional comenta que “a Alcateia passou um ano se preparando para isso e que a maior atividade será trabalhar a cultura da revenda se preocupe não apenas em captar portfólio, mas fidelizar os seus clientes por meio da oferta de serviço agregado”, disse.

Datalogic
A Datalogic é uma empresa especializada em Captura Automática de Dados, com uma ampla linha de produtos focada neste segmento de mercado. Trata-se de um fabricante de leitores de códigos de barra, coletores de dados com e sem fio, especializada no desenvolvimento de produtos voltados para as mais diversas verticais do mercado. Os produtos Datalogic têm como destaque em algumas linhas de leitores a tecnologia linear imager, que oferece uma vantagem operacional sobre a tecnologia laser, oferecendo velocidade na operação e qualidade na leitura, bem como a captura de imagem que é bastante útil em algumas aplicações.

Diebold
Fabricante de linha de PCs, Servidores e Impressoras não Fiscais, incluindo as impressoras Star Micronics. Impressoras não fiscais, a Diebold Brasil que é a companhia líder no país em automação bancária, lotérica e eleitoral, destaca-se por manter e fomentar um dos mais competentes times de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Brasil, bem como, a maior rede de assistência técnica própria de TI.

Elgin
Um dos mais importantes players do mercado de automação, a Elgin oferta um portfólio completo: desde PDV, impressoras fiscais e não-fiscais, impressoras de cheques, leitores de código de barras, etc. São produtos reconhecidos por uma marca consolidada.  

Epson
Com portfólio completo em mini impressoras fiscais e não-fiscais, a Epson também é destaque por sua atuação no mercado de automação. Marca importante e com bastante aceitação no mercado (por estar próxima das revendas), os produtos têm grande compatibilidade com softwares de gestão que estão no mercado.

Honeywell
A Honeywell é líder de mercado com a Honeywell Scanning & Mobility (HSM), focada em soluções de Automação e de Controle (ACS). Por meio da HSM, a Alcateia distribuirá hardware baseados em imagem e laser de alto desempenho para atividades como captação de dados, incluindo computadores móveis (scanphones) e leitores de códigos de barra. Também estão incluídos no acordo de distribuição: o portfólio de produtos no setor de identificação automática e captação de dados para áreas como varejo, saúde e empresas de transporte e logística que buscam aperfeiçoar suas operações e melhorar o serviço aos clientes; software avançado, serviços e soluções profissionais para ajudar clientes a gerenciarem dados e ativos.

Radiant
A Radiant Systems é o maior fabricante global de terminais integrados touchscreen. Desde 2011, fazem parte da corporação NCR, com a confiabilidade, segurança e robustez, os terminais Radiant são a melhor solução em equipamentos para automação comercial e industrial.

Tyco
Divisão da Tyco Electronics com a marca ELO, a TE Touch Solutions é líder em tecnologia touchscreen há mais de 40 anos e oferece ao mercado soluções touchscreen em monitores e computadores, com diferentes tecnologias de toque. Os produtos têm assistência técnica em todo o País e garantia de 2 anos.

Zebra
A Zebra Technologies, líder global em tecnologias que ampliam a visibilidade nas operações, oferta ao mercado um extenso portfólio de soluções em impressão de códigos de barra, cartões, quiosques e RFID, além das soluções de localização em tempo real.

Sobre a Alcateia:
Fundada em 1984, a Alcateia é uma das principais distribuidoras de produtos da área de TI (Tecnologia da Informação) do país, entre hardwares, softwares, games e acessórios. A companhia tem capital 100% nacional e, atualmente, atende mais de 12.000 revendas em todo o Brasil. Sua oferta foca em soluções de valor agregado por meio do atendimento a lojas de informática, mercado de automação (AIDC), magazines, lojas de games, VARs e VARs de valor. Por meio do Grupo Alcateia, ainda detém a Abano (Rio de Janeiro) e a AllPlus (Miami). Entre as principais marcas inseridas no portfólio da distribuidora estão nomes como Apple, Microsoft, ASUS, HP, LG, Nokia, IBM, AMD, Cisco, SanDisk, Intel, Western Digital, HP, Corel, D’Link, Seagate, Iomega. Para mais informações, acesse www.alcateia.com.br.
Confira mais notícias