Software - Nova tecnologia de armazenamento para Cloud Computing

A HP aumentou seu portfólio de Converged Storage com um novo software de armazenamento chamado HP Peer Motion que permitirá aos clientes a movimentação transparente, por aplicativos, de cargas de trabalho entre os sistemas de disco em ambientes virtuais e de computação em nuvem.

A empresa apresentará, também, o novo HP P10000 3PAR Storage Systems com características para serviços de data center, incluindo multi-tenancy para consolidação de cargas de trabalho, tecnologia de thin provisioning expandidas para utilização mais eficiente da capacidade e reequilíbrio de carga autônomo, impulsionando uma maior agilidade à empresa.

O IDC calcula que, em 2012, 85% das novas aplicações de rede serão projetadas para serem acessadas em nuvem. (1) Um requisito essencial para a nova geração de data centers virtuais e em nuvem é a conexão de múltiplos sistemas de armazenamento para atuar como entidade única e aumentar a agilidade da empresa. Essa capacidade, chamada de federação de armazenamento, pode eliminar os equipamentos de virtualização adicionais antes necessários e resulta em diminuição de custos, despesas administrativas e riscos de nível de serviço na arquitetura do data center.

  • “Sistemas de armazenamento desenvolvidos há 20 anos não foram projetados para o mundo dinâmico de IT as a Service, o que forçou as empresas a usarem sistemas de virtualização caros e ineficientes nas organizações”, disse David Scott, vice-presidente sênior e gerente geral de Storage da HP. “Federações de armazenamento true peer, encontradas apenas nas soluções HP Converged Storage, podem lidar com a imprevisibilidade inerente aos ambientes com diferentes cargas de trabalho que estão em constante mudança e, ao mesmo tempo, diminuem os custos, as despesas administrativas e o risco dos níveis de serviço”.

Agilidade para lidar com exigências imprevisíveis
O novo HP Peer Motion software, disponível para a linha HP P4000 (LeftHand) e 3PAR Storage Systems, oferece a primeira federação de armazenamento peer-to-peer que vai desde uma rede de armazenamento virtual (SAN) até sistemas de armazenamento de porte médio e de alta capacidade. O software HP 3PAR e o HP LeftHand Peer Motion permitem aos clientes:

  • Redistribuir cargas de trabalho sem interrupções, em resposta a ambientes imprevisíveis com Federated Workload Balancing;
  • Aumentar o retorno de investimentos com Federated Thin Provisioning, que move de modo transparente os dados de aplicativos para sistemas com capacidade disponível, reduzindo a necessidade de futuras aquisições de armazenamento;
  • Melhorar a produtividade pela movimentação de dados de sistemas antigos para novos sem interrupção usando o Federated Asset Management, que elimina tempo de inatividade ou interrupção de serviço durante as atualizações de armazenamento.
  • “Nossas pesquisas mostram o que executivos da área de TI em todo o mundo já suspeitam, ou seja, a aplicação da mesma abordagem de armazenamento em data centers da próxima geração não produzirá os resultados necessários”, disse Steve Duplessie, fundador e analista sênior do Enterprise Strategy Group. “A nova plataforma HP 3PAR alcança ou se aproxima dos critérios de todos os sistemas abertos que consideramos para armazenamento tier 1 desse novo modelo de data center".

Gerenciamento simplificado sem impacto no desempenho
Menos de um ano após a HP ter adquirido a 3PAR, apresentamos o HP P10000 3PAR Storage System com dois novos modelos, o V400 e o V800 (HP 3PAR V-Class). O HP 3PAR V-Class é um sistema de armazenamento de missão crítica robusto que suporta com máximo desempenho simultaneamente cargas de trabalho mistas e  imprevisíveis. Trata-se de uma habilidade única do HP 3PAR Gen4 ASIC, que simplifica o gerenciamento por:

  • Consolidar cargas de trabalho imprevisíveis, tais como o comércio financeiro e implantações de aplicativos virtualizados, sem a necessidade de separação manual de cargas de trabalho diferentes para outros recursos de armazenamento ou sistemas de armazenamento;
  • Fornecer 1,5 vezes maior conectividade e recursos de disco, bem como desempenho até três vezes maior para cargas de trabalho sequenciais como análise de dados, diferentemente dos sistemas 3PAR anteriores; (2).
  • Automatizar balanceamento de cargas de todos os dados em apenas um clique à medida que novos recursos são adicionados ao sistema, aumentando o desempenho e disponibilidade de nível de serviço de todos os volumes no sistema.

Eficiência para atender a explosão de dados crescente
Clientes que utilizam sistemas de armazenamento tradicionais atingem taxas de 10% a 20% de uso de dados escritos (3) O 3PAR HP V-Class elimina a necessidade de comprar espaço desnecessário em disco, por incrementar a capacidade disponível com:

Banda três vezes maior para conversão fat-to-thin, permitindo aos clientes mover rapidamente seus dados para volumes finos mais eficientes, proporcionando maior utilização de capacidade. (3)

Identificação e recuperação de capacidade de armazenamento não utilizada em incrementos granulares, à medida que um aplicativo grava e exclui dados com o novo sistema de "nano recuperação";

Replicação remota de dados que detecta e elimina o espaço não utilizado em volumes tradicionais, reduzindo a necessidade de capacidade remota e de rede.

O HP 3PAR V-Class é a tecnologia de Storage principal das novas soluções HP VirtualSystem, HP CloudSystem e HP Enterprise Services, integrando hardware, software e serviços para acelerar o desenvolvimento e permitir trilhar um caminho simples para uma empresa em nuvem aberta e híbrida. O HP 3PAR V-Class foi qualificado com o novo HP Enterprise Services Data Center SAN Service.
Fonte: Patricia Kamel, da Burson-Marsteller

Confira mais notícias