Intel anuncia novo SSD para data centers

A Intel Corporation anunciou o seu mais novo drive em estado sólido (SSD, na sigla em inglês), o Intel Solid-State Drive 710 Series, um SSD Multi-Level Cell (MLC) fabricado especialmente para data centers, substituindo o Intel X25-E Extreme SSD. Enquanto o Intel X25-E era baseado na memória flash NAND Single-Level Cell (SLC) mais cara mas altamente confiável, o Intel SSD 710 usa memória flash NAND MLC de 25nm e qualidade computacional da Intel com a Tecnologia de Alta Resistência da Intel (HET, na sigla em inglês) para oferecer a resistência e o desempenho necessários para data centers, serviços financeiros, embarcados, portais de Internet, mecanismos de busca e outros aplicativos para servidores e armazenamento pesado, mas com ótimo valor.

         “O Intel SSD 710 Series dá aos usuários corporativos dos segmentos de embarcados e data centers, resistência e desempenho extremos, graças à Tecnologia de Alta Resistência da Intel baseada na tecnologia MLC NAND de 25nm da Intel”, declarou Rob Crooke, vice-presidente da Intel e gerente geral do Grupo de Soluções de Memória Não Volátil da Intel. “Os SSDs da Intel são amplamente usados nos data centers devido ao seu desempenho, confiabilidade e valor. Nossa nova família de produtos SSD oferece mais de 30 vezes a resistência dos nossos atuais SSDs MLC, além de melhor desempenho e novas características, como a prevenção de dados em caso de falta de energia, além de disposições adicionais de memória NAND para maior confiabilidade”.

         O Intel SSD 710 oferece praticamente a mesma resistência dos SSDs NAND baseados na SLC, e ainda utiliza a maior capacidade e se aproveita do melhor custo benefício da MLC NAND. Ele atinge resistência imediata de gravação de até 1,1 Petabytes (PB) e chega com capacidades de 100 Gigabytes (GB), 200 GB e 300 GB. Voltado para aplicativos que dependem muito da conectividade I/O, o Intel SSD 710 atinge um desempenho de gravação randômico de 4K com até 2700 operações de entrada/saída por segundo (IOPS, na sigla em inglês) e desempenho de leitura randômica de 4K com até 38500 IOPS por todo o drive, tornando-o um substituto perfeito para um SSD SLC ou múltiplos discos rígidos de classe empresarial (HDD). Além do desempenho, o Intel SSD 710 pode substituir muitos HDDs que consomem muita energia por um único SSD para ajudar a reduzir os custos dos data centers com eletricidade.

         “As equipes da Cisco e da Intel têm trabalhado de perto, analisando os requisitos para os servidores nos data centers – as organizações de TI atualmente ficam sem memória com mais frequência e precisam de maior densidade de memória, bem como capacidade e desempenho”, declarou David Lawler, vice-presidente de gestão de produtos para a Cisco. “O servidor UCS B230 M2 da Cisco oferece a maior capacidade de memória, e é um dos servidores com dois soquetes de maior densidade e menor tamanho (metade da largura) equipados com o Intel® Xeon® E7-2800. A Cisco oferecerá o Intel SSD 710 Series para ampliar ainda mais o desempenho e a capacidade de armazenamento do UCS B230 com dois drives locais oferecendo 100GB cada em setembro e até 300GB cada no outono”.

         O Intel SSD 710 também inclui características de confiabilidade e segurança.  Essas incluem a proteção melhorada dos dados em caso de falta de energia para reduzir as perdas de dados em potencial durante uma falta de luz, maior segurança de dados com a memória flash NAND para fornecer proteção para o sistema caso um núcleo NAND venha a falhar, a Advanced Encryption Standard (AES) com tecnologia de criptografia pré-configurada de 128-bits para proteger os dados de ameaças externas ou problemas internos do sistema, além do Monitoramento e Controle da Temperatura contendo um sensor interno de temperatura que pode ser monitorado usando dois atributos da tecnologia de automonitoramento e informe (SMART, na sigla em inglês) para prevenir períodos de inatividade.

         Voltado para modelos de uso com muita necessidade de gravação, o drive pode ser sobreprovisionado pelo usuário para atingir uma resistência de gravação até 80% maior, criando um ótimo valor para o armazenamento. A Intel HET combina melhorias no silício NAND com técnicas únicas para a gestão de SSDs NAND para ampliar a resistência dos SSDs baseados na tecnologia MLC. A Intel HET abrange firmware desenvolvido pela Intel, controlador e NAND de alto desempenho para uma resistência e desempenho otimizados para cargas pesadas de dados e gravação utilizadas 24 horas por dia, sete dias por semana, nos data centers para modelos de uso científicos, financeiros e outros de alta intensidade. As melhorias no firmware da Intel incluem técnicas avançadas para evitar erros, redução de algoritmos para amplificação da gravação e gestão de erros do sistema além dos padrões normais da indústria para Error Correction Code (ECC).

Confira mais notícias