Prédios Inteligentes propiciam retorno de investimento mais rapidamente

Com custos menores desde as primeiras etapas do projeto, edifícios inteligentes mantêm economias tangíveis durante toda a vida útil

A construção de edifícios inteligentes garante retorno de investimento em menos tempo e redução nos custos de instalação de redes de comunicação e energia, de acordo com a Panduit, líder em soluções de infraestrutura física unificada (UPI).

Tal conquista se deve à implementação de arquitetura tecnológica baseada em UPI (Infraestrutura Física Unificada) que aumenta a eficiência do edifício em diversas áreas ao permitir uma administração convergente e inteligente dos diversos sistemas prediais, entre eles: redes de dados e voz, segurança, climatização, controle de acesso e energia.

As economias começam desde o início do projeto, já durante a fase de implementação, onde é substancial a redução nos produtos a serem utilizados na instalação das redes (número de portas, roteadores e cabos). Esta economia chega a 30% no custo de instalação das redes em prédios projetados de acordo com os princípios UPI. Adicionalmente, apontam alguns estudos, há uma diminuição considerável no peso dos materiais e também em termos de uso do espaço o que gera uma diminuição com relação ao uso de energia.

Administração Unificada
Uma vez instalado um sistema de redes em uma plataforma unificada, os custos de administração caem consideravelmente comparados aos custos incorridos por um edifício convencional.

Em um edifício sem tecnologia UPI, os sistemas de segurança, automação predial, reded de dados, telefonia e energia, por exemplo, são administrados separadamente, exigindo servidores e técnicos especializados para cada sistema, aumentando os gastos.

Com uma plataforma unificada UPI, a administração de todos esses sistemas pode ser realizada a partir de um único ponto, o que diminui a quantidade de equipamentos e pessoas necessárias e, além disso, aumenta a capacidade de implementar estratégias de administração remota que aumentam a disponibilidade de informações para apoio na tomada de decisões.

Economia energética
A convergência dos sistemas de administração em prédios baseados em UPI oferece uma economia considerável de energia. Isso porque as informações convergem em uma plataforma inteligente que permite um melhor gerenciamento do uso de energia, de acordo com o tipo de empresa e as condições ambientais, regulando a iluminação e o ar condicionado automaticamente de acordo com as condições do momento.

Uma plataforma UPI permite a adoção de medidas adequadas para regular o uso da energia de acordo com a necessidade de diferentes áreas de trabalho e produção da empresa, reduzindo os gastos e economizando até 25% nessa área.

Economia de espaço e custos de configuração
A consolidação de todos os sistemas nas mesmas rotas de cabeamento, unificando a infraestrutura física, reduz o espaço necessário no prédio para o roteamento dos sistemas em 70%, diminuindo assim também o espaço para o funcionamento da empresa, com um impacto direto no custo imobiliário.

Como a dinâmica das empresas inclui mudanças, crescimento e reestruturação dos sistemas lógicos e físicos, contar com uma plataforma convergente possibilita uma redução dos custos de configuração em aproximadamente 75%.

“Esse conceito permite reduzir o consumo de recursos não renováveis, diminuir as despesas operacionais desde o início, além de permitir estratégias de adequação à novas tendências empresariais de uma forma bastante ágil, gerando um retorno imediato sobre o investimento”, afirma Jorge de la Fuente, diretor de vendas técnicas da Panduit. “Nosso melhor exemplo é o edifício sede da Panduit, onde os custos operacionais caíram 40%”, conclui o executivo.

Sobre a Panduit
A Panduit é uma empresa multinacional, líder no desenvolvimento e fornecimento de soluções inovadoras que ajudam os clientes a otimizar a infraestrutura física pela simplificação, agilidade e eficiência operacional. As soluções baseadas na visão de Infraestrutura Física Unificada (UPI – Unified Physical Infrastructure) da Panduit fornecem às empresas a possibilidade de conectar, gerenciar e automatizar sistemas de comunicação, computação, energia, controle e segurança, propiciando um alicerce para um negócio mais unificado e inteligente. Um estreito relacionamento com empresas líderes em tecnologia, aliado a sua equipe mundial de colaboradores e seu serviço e suporte incomparáveis, tornam a Panduit um parceiro valioso e confiável. Para mais informações visite a página na internet www.panduit.com.br 

Mais informações para imprensa:
IMS Brasil
Cristina Squinca
csquinca@imsmarketing.com
t. 55 11 5502-6830

Confira mais notícias