Casas Inteligentes – Alta tecnologia para monitoramento e segurança do lar

No futuro, o ambiente doméstico será capaz de reconhecer objetos e situações, protegendo crianças, adultos e principalmente idosos

Para a Intel, no futuro as casas poderão ser totalmente controladas por meio da tecnologia “Smart Computing Islands” (Ilhas Computadorizadas Inteligentes). O cotidiano das pessoas será protegido e facilitado por casas inteligentes capazes de reconhecer quaisquer eventualidades como, por exemplo, a queda de um idoso ou um vazamento de gás. A eficiência da tecnologia permitirá que a rotina e os hábitos dos moradores sejam identificados e que os aparelhos avisem o resgate, o plano de saúde ou até mesmo a polícia em caso de necessidade. O desenvolvimento deste tipo de tecnologia é especialmente importante para oferecer autonomia e suporte para idosos que moram ou ficam sozinhos.

Na demonstração realizada durante o Research@Intel Day 2011 em San Jose, Califórnia, a Intel mostrou as capacidades tecnológicas da nova criação. Toda baseada em Cloud Computing, a casa digital terá o monitoramento das atividades feito através de sensores conectados por uma rede Wi-Fi. Um dispositivo touch screen permite que informações complementares sejam incluídas no sistema. Ao se deparar com uma movimentação fora do comum, o sistema é capaz de enviar avisos para um contato pré-configurado: um membro da família, o seguro de saúde ou até mesmo o hospital mais próximo. A inovação também ajudará a entender como as pessoas se relacionam com o ambiente doméstico e acelerar inovações nas áreas de saúde e segurança.

Research@Intel2011_IMG_9574
Muki Hansteen-Izora, pesquisador da Intel, mostra como os dados coletados pela casa do futuro são armazenados e podem ajudar a acelerar a criação e adoção de novas tecnologias para o monitoramento da saúde de pessoas idosas.

O Reaseach@Intel Day é o evento anual do Intel Labs que reúne as principais inovações que a Intel e seus parceiros acadêmicos e de negócios estão criando hoje para resolver os problemas de amanhã. Em 2011, mais de 35 projetos transformadores estão sendo demonstrados, em áreas que vão de computação visual e segurança na Internet até experiências interativas alimentadas por alta tecnologia.

Sobre a campanha Apaixonados pelo Futuro
No Brasil, a campanha “Apaixonados pelo Futuro” reflete a visão da Intel de que tão importante quanto desenvolver a tecnologia em si é preparar o mercado e a sociedade para receber e aproveitar essa tecnologia. Por isso, a Intel está profundamente comprometida com todos os mercados onde opera. Desde sua chegada ao Brasil, há 22 anos, a Intel tem ajudado a preparar o país para o futuro – por meio de seu compromisso de levar ao mercado a liderança tecnológica, a inovação, e da contribuição contínua para a adoção da tecnologia, da melhoria na competitividade do mercado e da indústria local e da realização de fortes investimentos para o desenvolvimento do potencial humano por meio dos programas educacionais.

Sobre a Intel
A Intel (NASDAQ: INTC) é líder mundial em inovação. A empresa projeta e fabrica as tecnologias essenciais que servem como base para os dispositivos computacionais de todo o mundo. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em http://newsroom.intel.com/community/pt_br.

Siga a Intel no Twitter: www.twitter.com/intelbrasil
Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation nos Estados Unidos e em outros países.

* Outros nomes e marcas são propriedade de seus respectivos donos.

Equipe de atendimento da Intel na Burson-Marsteller:
Anna Paula Pires – Tel: (11) 3094 -2398 – E-mail: anna.pires@bm.com
Alessandra Neris - Tel: (11) 3094-2254 - E-mail: alessandra.neris@bm.com
Danilo Valeta –  Tel: (11) 3094-2251 – E-mail: danilo.valeta@bm.com
Felipe Covanzi – Tel: (11) 3040-2272 – E-mail: felipe.covanzi@bm.com
Karla Tamarozzi - Tel: (11) 3040-2404 - E-mail: karla.tamarozzi@bm.com
Raquel Vitorino - Tel: (11) 3094-2252 - E-mail: raquel.vitorino@bm.com

Confira mais notícias