Avant destaca as vantagens do LED

Tecnologia avança, preços caem e, hoje, utilização de equipamentos que utilizam LED
cresce em todo o mundo, inclusive no Brasil

Os principais avanços na área de iluminação nos últimos anos têm ocorrido em torno da utilização do LED (Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz). Tecnologia com capacidade para revolucionar o mercado em todo o mundo, cada vez mais os equipamentos com LED atendem às necessidades do consumidor do século XXI, oferecendo iluminação de alto nível que alia conforto visual, eficiência energética e sustentabilidade.

Atenta a esta realidade, a Avant, uma das principais fornecedoras nacionais de soluções para iluminação, tem investido continuamente em pesquisas e novos itens para oferecer ao usuário o que há de melhor em produtos com LED. De lâmpadas a luminárias, a empresa tem diversificado o portfólio em torno dessa tecnologia e aposta em seus diferenciais para oferecer bem-estar e praticidade ao dia a dia de seus clientes.

No entanto, mais que oferecer soluções, é preciso levar informação ao mercado, mostrando ao consumidor que hoje, no Brasil, em diversas situações a aquisição de produtos com LED já é bastante vantajosa. Como explica Gilberto Grosso, diretor comercial da Avant, os investimentos em tecnologia e no aumento gradativo dos volumes de produção têm baixado os preços e, por outro lado, melhorado a eficiência dos equipamentos.

“É verdade que os preços de produtos com LED ainda são mais altos que os de soluções convencionais, como as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes. Mas ao fazer uma análise de médio e longo prazo, o usuário percebe que os ganhos com economia de energia e com o baixo índice de manutenção fazem com que o produto se pague com relativa rapidez tendo, portanto, excelente relação entre custo e benefício”, pondera o executivo da Avant.

 

Vantagens explicam crescimento
Os números do setor revelam que o consumidor começa a despertar para as vantagens do LED. Com o crescimento registrado nos últimos anos, estima-se que a utilização do LED em iluminação no mundo, hoje, represente cerca de 15% do mercado. No Brasil ele gira em torno de 4%. A projeção é que, em 2015, eles passem a representar 50% do segmento – inclusive em nosso País.

Mas que vantagens justificam um avanço tão rápido? Confira a seguir algumas delas, apontadas por Gilberto Grosso:

·         Eficiência energética: as soluções equipadas com LED consomem menos energia que a maior parte das demais tecnologias existentes no mercado. Há lâmpadas, por exemplo, cujo consumo se limita a 1W. Na iluminação pública, o consumo de energia pode ter redução de até 50%. Em áreas residenciais e comerciais, ao substituir as incandescentes, a economia pode atingir 90%.

·         Durabilidade: enquanto uma lâmpada incandescente tem vida útil média de mil horas, há lâmpadas de LED que podem chegar a 50 mil horas sem perder qualidade. Um aspecto curioso é que o LED não queima. No entanto, ele perde sua intensidade luminosa após o período estimado de vida útil, o que pode causar depreciação de brilho e variações na sua temperatura de cor.

·         Conforto visual: os LEDs possibilitam uma emissão de luz uniforme e constante, que permite o aumento do conforto visual tanto em áreas internas, como nas externas.

·         Flexibilidade: enquanto a maior parte das soluções convencionais se destina a aplicações específicas ou em um número reduzido de situações, equipamentos com LED podem ser instalados numa vasta gama de ambientes. Já há no mercado produtos para áreas residenciais, comerciais, industriais, de iluminação pública, fachadas, monumentos e para decoração, só para citar algumas possibilidades. Muitas dessas soluções já estão disponíveis, inclusive, com base E27. E algumas delas permitem regulagem na intensidade de luz (dimerização).

·         Custo-benefício: aumentos nos volumes de produção têm levado à queda nos preços dos produtos que utilizam LED. Com isso, hoje, sua utilização já se tornou viável em diversas aplicações. Importante destacar ao usuário que é preciso considerar o custo-benefício do LED, pois sua grande durabilidade e eficiência energética trazem ganhos financeiros expressivos ao longo do tempo. Já há ocasiões em que o retorno pode ocorrer em cerca de um ano.

·         Sustentabilidade: além do baixo consumo de energia, o fato de os LEDs durarem bastante (vida útil com cerca de 50 mil horas versus metade ou bem menos horas de outras lâmpadas) reduz os volumes de dejetos e conservam os recursos naturais, além de diminuírem as emissões de CO2, contribuindo para reverter também o efeito estufa. Outra vantagem ao ambiente: não contém metais pesados como mercúrio, presentes nas fluorescentes, o que facilita o descarte.

·         Manutenção: Lâmpadas de LEDs possuem maior resistência física. Por serem sólidas e sem filamentos, resistem a vibrações. A resistência aliada à alta durabilidade faz com a necessidade de manutenção seja baixíssima. Podem ser usadas em locais de difícil acesso uma vez que a troca de lâmpadas é minimizada.

 

Perfil Avant
Fundada em março de 1998, a Avant é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções para iluminação, sendo reconhecida e prestigiada pelos profissionais e consumidores brasileiros pela excelência no lançamento de novas tecnologias em iluminação, na prestação de serviços e pela qualidade e diversidade do seu portfólio de produtos. Entre eles, destacam-se LEDs, lâmpadas fluorescentes, compactas econômicas, halógenas e de descarga, lanternas, luminárias (de emergência e hermética), refletores e produtos de segurança (anunciador de presença, campainha digital sem fio, sensor de presença e temporizadores analógico e digital), entre outros.
Sediada em São Paulo, a Avant tem forte atuação em todo o País, por meio de cinco Gerentes Regionais e aproximadamente 120 representantes comerciais distribuídos por todos os Estados brasileiros. A empresa atende a cerca de 3.800 pontos de venda, entre lojas de material elétrico, revendas de material de construção, home centers e supermercados, além de atuar fortemente como parceira de lighting designers, arquitetos e engenheiros. Para assegurar rapidez e eficiência no atendimento, conta com três Centros de Distribuição: um em Guarulhos (SP); um em São José dos Pinhais (PR) e um em São Francisco do Conde (BA), todos operando com sistemas automatizados de controles, como o WMS na expedição e gerenciamento dos estoques, e o EDI na administração logística. Na Bahia possui também uma fábrica de luminárias de emergência, que está sendo ampliada e, ainda em 2011, passará a abrigar novas linhas de produtos.
Todas as lâmpadas da Avant são produzidas em fábricas de primeira linha localizadas na China, Taiwan e na Coreia do Sul. O fornecedor das compactas fluorescentes, por exemplo, é líder mundial na fabricação deste tipo de lâmpada, abastecendo as principais multinacionais que atuam nessa área. Todos os itens que recebem a marca Avant obedecem a minuciosos critérios de qualidade antes de entrar no mercado nacional, cujos padrões tecnológicos e de segurança são assegurados pelo rigoroso planejamento e controle das operações, e atestados no Brasil pela certificação do Inmetro/Procel.
O carro-chefe da empresa é a linha de lâmpadas compactas fluorescentes, segmento em que detém aproximadamente 10% do mercado brasileiro, tendo comercializado 15 milhões de unidades no último ano. Sua meta é conquistar 20% desse setor nos próximos cinco anos. Para 2011, a previsão de crescimento no faturamento da companhia é de 20% em relação a 2010, superando a marca de R$ 105 milhões. O incremento se dará através do aumento das vendas de produtos tradicionais e da ampliação no portfólio de itens com tecnologia de ponta, principalmente os que utilizam LED.

Confira mais notícias