Retrofit - Mercado imobiliário aposta na expansão do Retrofit

Retrofit é um termo em inglês que designa “reforma”, mas com o sentido de customizar, adaptar e melhorar os equipamentos, conforto e possibilidades de uso de um antigo edifício. Atualmente o retrofit ocupa uma parcela do mercado imobiliário considerada em franca expansão.

O processo de retrofit não se limita a edifícios, mas pode atingir também grandes áreas urbanas, especialmente quando se aborda a questão da revitalização urbana e atualização de construções sem perder as características arquitetônicas originais.

Um case de grande sucesso neste ramo é da incorporadora BNCORP que investiu na revitalização do prédio Rio Branco, 115 no Centro do Rio de Janeiro. A empresa modernizou fachadas e instalações da construção datada dos anos 50, transformando em um moderno padrão AAA.

O empreendimento que inicialmente visava o aluguel das lajes corporativas e venda somente após a entrega da obra obteu tamanho sucesso que foi comercializado por R$ 94, 1 milhões, com venda realizada cinco meses antes do términio das obras

Prédios aptos a passar pelo processo de retrofit não faltam no país. Em São Paulo, há regiões como o Centro Velho e Avenida Paulista onde mais de 90% dos edifícios não são dotados de inteligência predial. Nos centros e polos comerciais das outras cidades acontece o mesmo. Após verificar o grande sucesso com o Rio Branco 115 a BNCORP pretende investir no retrofit também na cidade de São Paulo.

A junção entre engenharia, equipamentos de controle predial e arquitetura costuma ser a chave de um bom retrofit.

BNCORP - Criada em 2008, a BNCORP é uma sociedade entre a incorporadora e construtora Bueno Netto e o Bank of America Merrill Lynch e MaxCap. É a única incorporadora no mercado especializada no planejamento e desenvolvimento de escritórios comerciais e corporativos de uso misto. A empresa oferece edifícios de alto padrão, desenvolvidos com qualidade, tecnologia de ponta, sustentabilidade e planejamento inteligente, e atua em todas as etapas do processo, desde a identificação das oportunidades de negócio, passando pelo desenvolvimento do projeto, incorporação, ações de marketing e de comercialização.
Contato com a Imprensa
Visar Planejamento
Luciana Antão
editoria@visarplan.com.br
(11) 3079-0123 | (11) 7810-5117

Confira mais notícias