Primeiro SCADA totalmente compatível com o conceito Smartgrid

A Concert Technologies lança hoje (quinta-feira) a nova versão de seu software xOMNI com foco principal no setor energético, de gás e óleo. A nova plataforma permite total integração aos principais requisitos do conceito Smart Grid, possibilitando a sua aplicação também no setor de gás e óleo. O novo software xOMNI SG provê recursos de automatização e funções avançadas para centros de controle de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

O conceito de Smart Grid traz novos parâmetros ao processo de recuperação de receita na medida em que propicia a aquisição de um grande volume de dados de tempo real sobre a rede de distribuição, bem como mecanismos de tratamento destes dados e integração com sistemas corporativos de gestão. “A plataforma é um produto de classe mundial, projetado e construído no Brasil, que contribui fortemente para melhorar a qualidade da prestação de serviços das empresas”, afirmou Leonardo Fares, diretor comercial da Concert.

O software SCADA xOMNI foi especialmente desenvolvido pela Concert para aplicações elétricas e Centros de Controle de Concessionárias de Utilidades. Centros com tecnologia xOMNI encontram-se nas principais concessionárias brasileiras, estimando-se que cerca de 25% dos brasileiros consomem energia de subestações controladas por centros de controle que utilizam  tecnologia da Concert.

A nova versão xOMNI SG foi concebida de forma consolidar as características vitoriosas das versões anteriores ao mesmo tempo que incorpora recursos e tecnologias de última geração visando alta escalabilidade e disponibilidade.. “Esperamos criar uma repercussão positiva em torno da empresa e do produto, em primeiro lugar nos atuais clientes e, em seguida, no mercado, acrescentou Fares.

O kernel do produto foi reprojetado na filosofia PDC (Producer-Distributor-Consumer) rodando em arquiteturas computacionais gerenciaveis de alto desempenho. Tal arranjo permite implementar todos os requisitos de uma solução de alta disponibilidade (High-Availability) tais como tolerância transparente a falhas (transparent failover), escalabilidade horizontal e vertical (horizontal and verticial escalability) e balanceamento de carga (load balancing).

A interface de usuário foi completamente reformulada de forma a propiciar uma experiência de usuário única. O novo visualizador do sistema denominado xOMNI Maps além de exibir telas do sistema xOMNI é capaz de  exibir informações gráficas provenientes de sistemas GIS amplamente utilizados no casdastramento de infraestruturas distribuídas como redes de energia, saneamento e gas. Outra característica do xOMNI Maps é a possibilidade de mashups com o Google maps e Street View, propiciando a visualização das redes controladas no contexto da cidade que elas servem.

A Concert está trabalhando também num novo produto para centros de controle denominado xOMNI Mission Control Center – xMCC com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2012.

O xMCC é uma poderosa ferramenta de integração visual de dados de tempo real especialmente concebido para centros de controle de utilidades. Utilizando conceitos e tecnologias de ponta como HTML5 e CSS3 o xMCC é capaz de prover um ambiente onde janelas de aplicativos diversos existentes na sala de controle podem ser arranjadas na forma de um grande painel de controle (Dashboard) configurável pelo operador. 

Sobre a Concert 
Empresa de soluções tecnológicas para Centros de Operação de Concessionárias, grandes consumidores de energia, água e gás e outras aplicações de missão crítica. Com tecnologia e produtos próprios, a Concert possui expressiva penetração entre as maiores concessionárias do País. Com foco de atuação nos processos de negócios, a tecnologia da empresa promove a integração de sistemas e processos em conformidade com o CIM – Common Information Model e com os modernos conceitos de Smart Grid. Centros de controle com tecnologia Concert se encontram em operação nas principais concessionárias de distribuição brasileiras como AES Eletropaulo, CEMIG e LIGHT; controlando o fornecimento de energia para cerca de 25% dos brasileiros. Mais informações no site www.concert.com.br.

Sobre o conceito Smart Grid

Smart Grid ou rede inteligente é a aplicação de tecnologia da informação para o sistema elétrico de potência,integrando sistemas de comunicação e infra estrutura de rede automatizada. Especificamente, envolve a instalação de sensores nas linhas da rede de energia elétrica, o estabelecimento de um sistema de comunicação confiável em duas vias com ampla cobertura com os diversos dispositivos e automação dos ativos. Esses sensores são embutidos com chips que detectam informações sobre a operação e desempenho da rede - parâmetros, tais como tensão e corrente e os transmitem para o centro de controle que pode adotar estratégias inteligentes de restauração automatica de falhas e gestão integrada da rede.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Cia da Informação
www.ciadainformacao.com.br
Bruno Athayde Soares
bruno.soares@ciadainformacao.com.br
Tel: 55 11 3074-3444
Camila Melim
camila.melim@ciadainformacao.com.br
Tel: 55 11 3074-3445

Confira mais notícias