Greenbuilding - Estudos na GreenBuilding Brasil

A GreenBuilding Brasil Conferência Internacional & Expo será realizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e pelo GBC Brasil entre os dias 29 e 31 de agosto e terá renomados palestrantes em sua programação. No dia 30, o evento contará com a palestra “Operação “verde”: gestão diferenciada de facilites em green buildings” que será ministrada pelo diretor de engenharia e sustentabilidade da Cushman & Wakefield, João Pacheco.

“A segunda edição desse evento marca e consolida o trabalho do GBC e comprova que as construções sustentáveis saíram do campo do abstrato e estão no mercado, nas tecnologias”, afirmou o executivo.
Na ocasião, Pacheco falará sobre sistemas de certificação para prédios já existentes. Segundo ele, as empresas que pretendem buscar um selo para esses empreendimentos e realizam um estudo de viabilidade estão mais preparadas para esse processo. “A grande vantagem do estudo é que dá aos proprietários parâmetros de como ele está posicionado em relação à sustentabilidade, permitindo a fixação de planos de ações para atingir as metas exigidas pelo selo”, explica o executivo que já vê como tendência que as empresas busquem consultorias imobiliárias, como a Cushman & Wakefield, para a contratação desses estudos.

A certificação para prédios existentes é uma realidade no Brasil e tem prazo de validade de cinco anos,. Após esse período há uma reavaliação dos critérios sustentáveis adotados no imóvel. Pacheco avalia essa validade como um complemento importante, já que incentiva a avaliação do desempenho do empreendimento também durante sua operação.

Fonte: Greenbuilding 9/08/2011

Confira mais notícias